PROTOCOLO DE BIOSSEGURANÇA

PROTOCOLO DE BIOSSEGURANÇA – RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS

Em conformidade com os órgãos responsáveis, continuaremos com os protocolos de biossegurança e medidas preventivas para que possamos prosseguir em segurança durante o ano letivo vigente.

• Uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura na entrada, disponibilização de álcool gel em locais de maior circulação de pessoas e orientações à comunidade escolar sobre a higienização frequente das mãos, manutenção dos ambientes de ensino arejados, com janelas e portas abertas durante a maior parte do tempo, além de evitar contato físico (como aperto de mãos, abraços e beijos) e o compartilhamento de objetos pessoais.
  • Uso de máscaras cobrindo nariz e boca, durante todo o período em que permanecer na instituição escolar, fazendo a troca a cada 04 horas de uso ou assim que estiver úmida, seguindo as orientações dos órgãos competentes;
  • Qualquer pessoa que fizer parte da comunidade escolar que apresentar sinais e sintomas de Síndrome Gripal (SG) não podem ser encaminhadas à escola e devem passar por um profissional de saúde habilitado, assim como informar a escola a respeito dessa ausência.

A fim de identificar de forma precoce estudantes, professores e demais trabalhadores classificados como casos suspeitos ou confirmados de COVID-19, devendo seguir medidas de isolamento/quarentena, adotamos as seguintes estratégias:

• Os alunos que apresentarem temperatura aferida igual ou superior a 37,1°C, durante a permanência dele na escola, será colocado, temporariamente, em área individualizada, até a retirada pelos pais.
  • Os alunos não poderão ser medicados na escola porque não oferecemos suporte médico e ou de enfermagem.
  • O não compartilhamento de objetos e utensílios pessoais;
  • Garrafinha de água – cada aluno deve trazer a sua garrafinha de água.
  • Limpeza e desinfecção do ambiente e superfícies, entre outros.
  • É obrigatório o uso de máscara por todas as pessoas que adentrarem a Instituição de Ensino;
  • Todos os trabalhadores da instituição realizarão monitoramento e orientação constantes quanto ao uso correto de máscaras por alunos e demais pessoas que adentrarem a Instituição;
  • Estão disponibilizados insumos para higiene de mãos, como álcool gel 70% (setenta por cento), posicionados em locais estratégicos e de fácil acesso;
  • A limpeza e desinfecção dos ambientes internos e externos da Instituição continuam, sobretudo as superfícies muito tocadas, como: torneiras, maçanetas de portas, interruptores de energia, carteiras escolares, entre outros;

• A cantina atenderá os alunos em conformidade com os protocolos sugeridos, garantindo um atendimento seguro e de qualidade.
    Para evitar aglomerações, será adotado o formato de venda antecipada de lanches que poderão ser adquiridas na chegada do aluno na escola ou ainda através do WhatsApp (41) 9 8861-1722, com pagamento via PIX, dinheiro em cédulas e cartão de débito/crédito. O horário de atendimento da cantina será realizado a partir das 07:00 até as 18h.

ORGANIZAÇÃO DO FLUXO DE ENTRADA E SAÍDA

Horário de abertura da escola para recebimento de alunos: 07:00
Entrada de alunos: horário normal (07:30 – Manhã, e 13:30 – Tarde)
Saída de alunos: horário normal (12:00 ou 12:45 para a 6ªaula – Manhã e 17:55 ou 18:55 para a 6ªaula – Tarde).
Os alunos serão encaminhados direto para sala de aula.

NOTIFICAÇÃO DE CASOS DE COVID-19 – AFASTAMENTO, ISOLAMENTO E FALTA EM CASO DE SUSPEITAS

Os alunos isolados deverão entrar em contato com a Secretaria/Coordenação pedagógica informando que o aluno está isolado, com o prazo de isolamento e enviar o documento comprobatório atestado pelo profissional da área da saúde.

PERÍODO DE ISOLAMENTO

A adoção de sete dias de isolamento em Curitiba para casos de sintomas respiratórios (suspeita de covid-19 ou gripe) levou em consideração a decisão do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), que reduziu de dez para cinco dias o período recomendado para o isolamento.

Podem retornar para as atividades presenciais os alunos que:

• cumprirem o tempo de isolamento previsto e estiverem sem febre há pelo menos 24 horas sem o uso de medicamentos antitérmicos, e liberação médica.

Contamos com a atenção e colaboração de toda comunidade escolar a fim de cumprirmos, no que diz respeito a nossas ações, todas as solicitações dos órgãos responsáveis para prevenção e monitoramento da pandemia. Colocamo-nos à disposição para maiores e melhores esclarecimentos.

Agradecemos a compreensão e atenção e nos colocamos à disposição.

Equipe Pedagógica Journey.