NOVO ENSINO MÉDIO – HORÁRIOS E FUNCIONAMENTO

Neste ano, teremos a prática de Itinerários Formativos, incluindo as aulas eletivas, dentro de nossa grade curricular. No documento abaixo, disponibilizamos a grade horária das turmas de 1º e 2º ano, de ambos os turnos, e também a ementa de cada disciplina de ambas as matrizes.

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Sejam bem-vindos ao Novo Ensino Médio 2023.

Neste ano, teremos a prática de Itinerários Formativos, incluindo as aulas eletivas, dentro de nossa grade curricular. No documento abaixo, disponibilizamos a grade horária das turmas de 1º e 2º ano, de ambos os turnos, e também a ementa de cada disciplina de ambas as matrizes.

Entre os dia 06 e 10 de fevereiro, as famílias deverão escolher qual das matrizes os alunos deverão cumprir este ano (MATRIZ A: HUMANAS/LINGUAGENS OU MATRIZ B: EXATAS/BIOLÓGICAS). Para auxiliar nesta escolha, os professores de cada uma das disciplinas estão passando em sala ao longo desta semana para apresentarem suas ementas e projetos para o ano letivo de 2023. Lembrando que não será possível realizar a troca das mesmas ao longo ano.

– INÍCIO DAS AULAS DAS DISCIPLINAS ELETIVAS: 13/02/2023

– HORÁRIO DAS AULAS: AS AULAS OCORRERÃO DENTRO DA GRADE HORÁRIA REGULAR E OCORRERÃO SEMPRE DE MODO PRESENCIAL. TAMBÉM CONTEMPLARÃO AULAS DE CAMPO DE ACORDO COM O CRONOGRAMA DE CADA PROFESSOR.

– AS ATIVIDADES E AVALIAÇÕES SERÃO POSTADAS NA PLATAFORMA UNIMESTRE (ÍCONE “ESTUDA+”).

– SEGUE A GRADE HORÁRIA DAS TURMAS DO EM:

1º ANO

2º ANO

EMENTAS

Matriz A ‐ NÚCLEO DE ESTUDOS EM LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS, CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS.

‐ A arte no tempo e no espaço (1º E 2º EM): O aluno terá, nesse curso, a possibilidade de assimilar e desenvolver conhecimentos relativos à composição e produção sonoras em instrumentos não convencionais; conhecimentos relativos à história da arte no período da Antiguidade, no Renascimento e em seus múltiplos diálogos com o tempo presente; e uma profunda reflexão sobre a natureza humana e sua produção cultural por meio de múltiplas linguagens, tanto no passado quanto no presente. Espera‐se que, ao concluir a trilha, o aluno seja capaz de analisar, do ponto de vista estético e histórico, a evolução da arte, bem como o modo como ela está inserida nas diversas áreas de conhecimento da atualidade, além da percepção da importância das ferramentas artísticas através do uso da tecnologia.

‐ A língua estrangeira em seu mundo (Língua Inglesa) (1º E 2º EM): O aluno terá, nesse curso, a possibilidade de aperfeiçoamento da competência comunicativa em língua estrangeira, a ampliação do vocabulário em língua estrangeira sobre temas diversos (leis e projetos, meio ambiente, saúde e política), competências gramaticais, discursiva, sociolinguística e estratégica na comunicação e nas relações diplomáticas. Espera‐se que, ao concluir o curso, o estudante tenha o aprimoramento das capacidades de compreensão e produção, oral e escrita, e seja capaz de comunicar‐se em contextos diferentes com a ampliação de seu repertório sociocultural, bem como de seus conhecimentos de política internacional. Além disso, esperasse que atinja o domínio linguístico como recurso fundamental para a solução de conflitos.

Investigação Histórica e Interpretação (1º E 2º EM): Neste curso, o aluno desenvolverá a aprendizagem e prática das características da investigação histórica e seu método científico baseado em fontes primárias para a condução da interpretação da sociedade e do ser humano. A partir da investigação histórica, o aluno toma posse de importantes ferramentas que lhe ajudam a questionar, interpretar e compreender o mundo, conhecendo as bases da investigação científica. O trato com fontes históricas de diversos tipos – materiais e imateriais, artísticas, literárias, midiáticas – ajuda o estudante a compreender a profundidade das questões culturais humanas, levando-o a maior autonomia, liberdade e pensamento crítico.

Matriz B ‐ NÚCLEO DE ESTUDOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

‐ Matemática Financeira (1º E 2º EM): Espera‐se que, no curso de Matemática Financeira, o aluno aprenda a utilizar estratégias de planejamento, organização e empreendedorismo para estabelecer e adaptar metas, identificar caminhos, mobilizar apoios e recursos, para realizar projetos pessoais e produtivos com foco, persistência e efetividade. Questionar, modificar e adaptar ideias existentes e criar propostas, obras ou soluções criativas, originais ou inovadoras, avaliando e assumindo riscos para lidar com as incertezas e colocá‐las em prática. Participar ativamente da proposição, implementação e avaliação de solução para problemas socioculturais e/ou ambientais em nível local, regional, nacional e/ou global, corresponsabilizando‐se pela realização de ações e projetos voltados ao bem comum. Identificar, selecionar, processar e analisar dados, fatos e evidências com curiosidade, atenção, criticidade e ética, inclusive utilizando o apoio de tecnologias digitais.

‐ O pensamento computacional e a cultura digital (1º E 2º EM): Espera‐se que, neste curso, o aluno aprenda a habilidade de compreender, definir, modelar, comparar, solucionar, automatizar e analisar problemas (e soluções) de forma metódica e sistemática é a definição do Pensamento Computacional. De acordo com a Sociedade Brasileira de Computação, a SBC, que indica ainda que se empoderar dos conceitos fundamentais da Computação é algo imprescindível para a compreensão plena do mundo atual, dominado pelo constante lançamento de novas tecnologias. Tendo, portanto, a resolução de problemas complexos como objetivo, o Pensamento Computacional faz uso de quatro pilares: a decomposição, o reconhecimento de padrões, a abstração e a criação do algoritmo. Espera‐se que, ao concluir o curso, o estudante desenvolva as habilidades e conhecimentos sobre dados como algo imprescindível para participarmos ética e democraticamente da sociedade da informação, o que exige lidar, de forma crítica, reflexiva e produtiva, com a quantidade cada vez maior de informações disponíveis.

‐ Química investigativa (SOMENTE PARA O 1º ANO EM): Espera‐se que, neste curso, o aluno seja exposto a vivências com a experimentação investigativa, o fazer e o agir científico e a argumentação, na busca pelo desenvolvimento conceitual, atitudinal, procedimental e uma formação crítica do aluno. Os alunos desenvolverão atividades seguindo as etapas do método investigativo, da elaboração de hipóteses às considerações finais, para desvendar problemáticas relacionadas ao cotidiano do mesmo. Espera‐se que, ao concluir o curso, o estudante desenvolva os conceitos científicos, da leitura e da escrita, da argumentação e suas próprias aprendizagens, uma vez que os estudantes serão convidados a refletir sobre o impacto de atividades experimentais em sua formação.

Astronomia e Ciências Espaciais (SOMENTE PARA O 2º ANO EM): A presente disciplina tem como objetivo concentrar o que há de fundamental destes conceitos e expô-los de modo organizado, simplificado e fundamentalmente instigante, para que seja despertado o espírito científico, bem como o fascínio, pelo espaço. O desenvolvimento da disciplina consistirá em aulas expositivas, palestras, vídeos, experimentos, e excursões ao Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná (OACEP). Por fim, a disciplina irá proporcionar aos estudantes uma primeira aproximação, clara e precisa, ao estudo do Universo, a partir de uma análise histórica do processo de sua concepção e das noções básicas indispensáveis para uma correta compreensão dos corpos celestes e de sua posição com relação à Terra.

Agora é só escolher a sua matriz, clique no link abaixo e preencha o formulário com a sua escolha.

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